Araçuaí Destaque Variedades

15 – Missa do Vaqueiro de Araçuaí – Conheça sua História

E se foram 15 anos, desde a primeira Missa do Vaqueiro realizada na cidade de Araçuaí-MG, o que já torna este um tradicional e grande evento para toda à região, que envolve, festa, fé e tradição. Sendo este um evento realizado pelo Clube do Cavalo, Sindicato Rural de Araçuaí e da Igreja Católica com a realização de uma missa, no parque de exposição da cidade.

Inclusive, a Missa do Vaqueiro, é uma celebração que ocorre em várias cidades do Brasil, em especial no Nordeste. Sendo que a sua realização é uma homenagem a um Vaqueiro que foi morto quando tentava capturar 3 Vacas (Rês), no estado de Pernambuco, mais precisamente no município de Serrita-PE.

Seu nome era Raimundo Jacó e diz a lenda que ele foi assassinado por uma pessoa que trabalhava com ele de nome Miguel Lopes.  Dizem que Miguel tinha muita inveja de Raimundo por ele ser uma pessoa muito inteligente e cheia de energia física. Certo dia o Patrão dos 2 (vide que trabalhavam juntos na fazenda conhecida como “Sítio Lages”), os pediu para captura 3 vacas que estavam perdidas na caatinga.

“Narra a lenda que o dono da fazenda ordenou que Jacó e Miguel Lopes fossem pegar na caatinga uma rês que se afastara do rebanho. Ao fim do dia, Miguel Lopes voltou à sede da fazenda sozinho, sem comentar sobre Jacó e a rês. Os outros vaqueiros, preocupados, no dia seguinte saíram à procura de Raimundo Jacó e, em meio a caatinga, encontraram-no morto, ao lado da rês ainda amarrada e do seu fiel cachorro latindo, sem sair de perto. Uma pedra manchada de sangue denunciava a covardia do assassinato.”

O Fato é que Miguel foi inocentado pela justiça, devido à falta de provas, o caso caiu em esquecimento,mas em 1970 Luiz Gonzaga que era Primo de Raimundo, resolveu fazer uma música chamada de “A Morte do Vaqueiro”.

A primeira missa em sua memória foi idealizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga cantor e compositor pernambucano, e rezada pelo padre João Câncio dos Santos em 1971, no alto Sertão do Araripe (Pernambuco). Celebrada desde então, sempre no terceiro domingo do mês de julho, ao ar livre, num local onde foi construído um altar de pedra rústica em forma de ferradura. É neste dia que se reúnem vaqueiros de vários estados do Norte e Nordeste e se confraternizam diante da fé cristã.

Foto de Daniel Gonçalves – Missa do Vaqueiro 2017

A ideologia cristã da missa é um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores. Eles sobem até o altar e fazem suas oferendas com peças de sua indumentária de couro, arreios, e instrumentos usados no pastoreio do gado.

Vejam um Vídeo sobre esta história:

Então é isso, que Deus Ilumine os Vaqueiros e Vaqueiras de todo o Brasil, e até os que não o são, mas adoram esta secular tradição, que nos acompanha desde os tempos da Colonização, vide que Vacas e Bois, aqui temos, desde que os Portugueses vieram e nos colonizaram nos primórdios.

Sobre o Gado no Brasil:

As primeiras cabeças de gado bovino chegaram ao Brasil em 1534, por iniciativa de Ana Pimentel de Souza, a esposa de Martim Afonso de Souza, que mandou vir do arquipélago de Cabo Verde, algumas dezenas de cabeças de gado para a capitania de São Vicente. Estudiosos especulam que alguns destes animais eram mestiços com sangue Zebu. Também vieram alguns equinos e poucas cabeças de suínos.

Ana Pimentel era uma mulher autoritária, descendente de nobre família espanhola. Governou a capitania de São Vicente, por procuração do seu marido, entre os anos de 1534 e 1536. No seu governo,  revogou uma norma baixada pelo  marido, que proibía aos colonos de subir a Serra do Mar, para evitar conflitos com os indígenas que habitavam o planalto.

Robert Southey (1774-1843), relatou que o gado proveniente de Cabo Verde multiplicou-se rapidamente pela capitania e chegou a haver até muita fartura de queijo e manteiga.

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização