Araçuaí Destaque Últimas Notícias Variedades

Prefeitura Intensifica Fiscalização no Mercado de Araçuaí – Não Pode haver mais Venda Externa e Fim da Feirinha de Sexta

Em busca de ordenamento e provavelmente consequente geração de caixa com a geração de cobrança de impostos e taxas, a Prefeitura de Araçuaí impôs novas regras e regulamentos para a utilização do espaço nas mediações do Mercado Municipal de Araçuaí, sendo uma das novas regras a proibição de exibição de mercadoria nas calçadas das lojas e a fiscalização do fim da venda de produtos por pessoas não credenciadas a venderem no mercado da cidade e qualquer tipo de venda fora do Mercado (que não seja feita dentro do mercado municipal, não pode mais ter venda na rua).

Calçadas das Lojas em frente ao Mercado Municipal de Araçuaí, já sem nenhuma mercadoria exposta – Foto: Daniel Gonçalves Data: 18/08/2017

Ou seja, se você não for um vendedor cadastrado no Mercado, um Ambulante por exemplo, não poderá vender seus produtos nas imediações do Mercado de Araçuaí, sob o risco de ter suas mercadorias apreendidas e ainda ser multado. Agora, apenas vendedores credenciados no mercado municipal é que poderão vender seus produtos, dentro das dependências deste mercado. Sendo que quando eu disse que isso poderá gerar caixa para a Prefeitura, é que os feirantes pagam uma taxa para a Prefeitura para venderem seus produtos dentro do Mercado e quem vende fora, não paga nada.

Cavaletes colocados onde ficavam Camelos e pessoas “migrantes”da extinta feirinha de Sexta-feira. A ideia é proibir qualquer tipo de venda na área externa do mercado

Outra medida que foi tomada desta vez pela Câmara de Vereadores, proibiu a “Feirinha”de Sexta-feira, que acontecia do lado de fora do mercado em um estacionamento existente. Esta “Feirinha por sua vez, foi retirada após uma proposta apresentada pelo Vereador Asdrubal-PRB, que solicitava o fim da mesma, baseado nas regras de utilização pública e na injusta concorrência com os produtores de Araçuaí, ocasionada por produtores de outras cidades, que vendiam um produto que segundo eles era de menor preço e qualidade questionável, na sexta-feira, concorrendo diretamente com os produtores locais, que são da Agricultura Familiar.

Você poderá recordar o drama da Feirinha de Sexta-feira, nesta matéria:

Araçuaí quer Saber: A Feirinha na Sexta-Feira, Prejudica a Feira aos Sábados?

Após uma reunião que acabou não dando em nada, vide que a Câmara pretendia jogar a batata quente para o prefeito, eis que a própria Câmara remarcou outra data para o votar o fim da feirinha e isso foi feito. Sendo que agora há promessa de intensa fiscalização da prefeitura de Araçuaí, para saber se as normas estão sendo aplicadas, sendo que eles prometem multas e apreensão de mercadorias, para quem desrespeitar a regra do Fim da Feirinha de Sexta-feira, além de qualquer pessoas em qualquer dia, que venda na área externa do Mercado.

Você poderá entender melhor o que aconteceu na primeira reunião da câmara, nesta matéria:

E A Feirinha de Sexta-Feira Continuará em Araçuaí

E os fatos são estes, a Prefeitura esta apertando contra qualquer tipo de venda “Clandestina/Informal”, chame do que quiser, isso é Bom? Isso é Ruim? Bem, se você for um vendedor desta área, para você é péssimo, se você for um consumidor, talvez alguma coisa ou outra não ache, mas quase tudo ou tudo, algum outro vendedor dentro do mercado municipal vende também, por preço similar ou levemente maior.

Mas é um fato que esta atitude irá gerar mais desemprego, porém, geraria, porque a Prefeitura informou que há barracas para serem ocupadas pelos feirantes que vendiam na sexta-feira no estacionamento do mercado, dentro deste, espero que tenha espaço para os camelos e similares também, pelo menos por um tempo, porque a crise financeira esta brava e tem que ser levada em consideração.

Neste caso (no da disponibilização de área para venda de produtos dentro do mercado, de quem antes vendia fora) me parece, que é uma oportunidade para quem precisa vender seus produtos, o fazerem de maneira legalizada e em um espaço mais apropriado. Agora, as regras e taxas eu não sei, você poderia ir lá Prefeitura e Perguntar… o telefone da Prefeitura é (33) 37311570.  E prefeitura, é este o momento que o jeitinho Brasileiro, precisa fazer sua mágica e acomodar várias pessoas que precisam vender seus produtos, para sobreviverem, dentro do mercado. Lembrando, que neste momento de crise financeira Cruel, medidas Cruéis só levaram a mais problemas sociais.

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

1 Comentário

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização