br 367 Destaque Últimas Notícias Variedades

BR 367 – A Ponte Nossa de Cada Dia

Quase todos nós, precisamos ir e vir, para produzir, para comercializar, para estudar, para viver. Sem o ir e vir; eu e você não conseguiríamos fazer todo o nosso dever, qualquer que seja. Mas e se o caminho que temos que pegar, sempre há alguma armadilha? Algo que comprometa nossa segurança e consequentemente nosso direito de IR e VIR… como ficaria?

Ponte na cidade de Berilo (esta é outra não é a destruída pela força do Ribeirão) este é sobre o Rio Araçuaí. Velhinha que Dói! Foto de Dezembro de 2012 (continua do mesmo jeito)

Aí ficaria complicado cumprir todas nossas obrigações, seja como pessoas, seja como cidadãos. E é com esta problemática que todos os moradores de diversas cidades do Vale do Jequitinhonha, tem de enfrentar diariamente, para poder conseguir o seu sustento e de sua gente, ou simplesmente para ir em outra cidade algo comprar, um médico consultar ou algum serviço requisitar. Muitos deles, por algum trecho da BR 367 precisam passar, mas quase sempre ou sempre, se tiver alguma Ponte pelo caminho,  que ele precisa atravessar, esta pode até o matar.

Ponte na cidade de Chapada do Norte-MG, que já matou 1 pessoa e feriu gravemente 2, só no mês de Abril de 2017. Foto de Abril de 2017

Como já matou, mutilou, machucou, diversos motoristas, principalmente os que utilizam motocicletas, que é o veículo de transporte mais utilizado em nossa região. São milhares de pessoas que precisam passar por alguma das terríveis pontes de madeira, sendo que algumas não consegue chegar do outro lado, como já ocorreu diversas vezes na Ponte de Chapada do Norte na BR 367, sobre o Rio Capivari, onde uma Professora no mês que Abril, passando de garupa com um motociclista, caiu desta PONTE/PINGUELA e esta até hoje no Hospital de Diamantina em Tratamento, sendo que poucos dias depois, um Casal que tentava atravessar esta ponte de moto, também caiu, sendo que o Rapaz que conduzia morreu e sua esposa continua internada em um hospital de Diamantina. Isso só neste mês de Abril, esta ponte já provocou pelo menos 2 acidentes com vitimas graves, sendo um destes com vítima fatal.

Na ponte de Chapada do Norte da madeira esta soltando, juntamente com os pregos. O que é um perigo mortal para os Motoristas de Moto. Que podem ter seu pneu rasgado ou preso entre a madeira e ser arremessado da ponte, que não tem nenhum proteção lateral (que impeça a queda). Foto de Abril de 2017

E estas pessoas só queriam chegar do outro lado desta horrível ponte, que já ceifou vidas antes, continua a ceifar agora e com certeza se continuar da forma que se encontra, ceifará outras vidas em breve. Algo trágico, que não pode ficar da forma que se encontra, porque torna o simples ir e vir de toda a população de uma cidade, que é Chapa do Norte, um risco diário, sendo esta uma das poucas no Estado que não em acesso de Asfalto, toda a estrada é de terra, sendo a BR 367 sua única rota de acesso no trecho Virgem da Lapa X Berilo X Chapada do Norte X Minas Novas.

Ponte em Chapada do Norte , que matou uma pessoa 2 feriu 2 só no mês de Abril de 2017. Foto de Abril de 2017

Mas se fosse só esta ponte que estivesse “MATANDO PESSOAS”, estaria menos horripilante, porque temos outras várias se não quase todas desta rodovia, que estão horríveis, ou próximas a isso.

Ponte chegando em Salto da Divisa que o piso desta “descolando da estrada”, formando um vão entre o piso da ponte e o piso da estrada

Do outro lado da BR 367, na estrada Almenara X Jacinto X Salto da Divisa, a ponte chegando em Salto da Divisa, esta simplesmente “descolando da estrada”, formando um BURACO, que é um perigo para motoristas e até pedestres, vide ser algo fundo e muito perigoso. Já ocorreram acidentes nesta ponte, e se continuar da forma que se encontra, outros acidentes em breve acontecerão.

Ponte chegando em Salto da Divisa que o piso desta “descolando da estrada”, formando um vão entre o piso da ponte e o piso da estrada

O que dizer das pontes de Madeira, neste mesmo tenho da BR 367, Almenara até Salto da Divisa? Uma destas foi até incendiada, devido ao desespero da população que não mais sabia o que fazer, para ser ouvida. Em outro ato desesperado, eis que hoje tem uma ponte provisória de aço do exército, que iria ficar no máximo 6 meses, mas já vai para 2 anos que lá esta e sem previsão para a construção de uma ponte definitiva até hoje.

Ponte indelicada no trecho Almenara X Jacinto – BR 367

Ou seja, uma ponte provisória esta servindo de definitiva, porque o Governo Federal ainda não autorizou de maneira definitiva a ponte definitiva. Mas existem promessas que isso será feito no primeiro semestre deste ano, aguardemos o desenrolar dos próximos capítulos desta novela.

Ponte Provisoria construída pelo Exército

A BR 367, esta matando pessoas, destruindo ainda mais a já cambaleante economia da região, impedido o ir e vir do doente, do remédio, do alimento, de qualquer coisa, pessoas ou animais que precisem ir e vir de quase todas as cidades do Vale do Jequitinhonha, vide ser esta BR necessária para centenas de milhares de pessoas da região e de outras, que necessitam deste caminho para chegarem aos seus destinos, mesmo não morando no Vale do Jequitinhonha. A BR 367, é uma necessidade econômica e de logística, mas acima de tudo é uma necessidade H U M A N A!

Ponte sobre o Córrego dos Veados. Trecho Almenara X Jacinto. A Ponte foi incendiada em Março de 2016. Mas foi recuperada com madeira mesmo

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização