br 367 Destaque Vale do Jequitinhonha Variedades

BR 367 – Minas Novas – A Ponte que Liga nada a Lugar Nenhum!

E em Minas Novas existe uma ponte de 150 metros de extensão que simplesmente liga o nada a lugar algum, que fica sob o Rio Fanado, na entrada da cidade, de quem vem via BR 367. Ponte esta que ficou pronta no ano de 2006, mas nunca foi utilizada, isso simplesmente porque, nunca construíram a estrada que leve até esta ponte.

Sendo que a mesma foi construída para retirar os veículos pesados que passam dentro do centro Histórico de Minas Novas, como caminhões pesados, que ao andar pelas históricas ruas, causam além de barulho e poluição, trepidação que abala as estruturas dos casarões antigos. Mas historia mesmo, ficou o caso desta ponte… um lorota, sem fim, pelo menos que não o teve até hoje.

Tem a ponte, mas não tem o Asfalto que leva até ela. E esta ainda, segundo alguns engenheiros, não esta apta a receber o tráfego de veículos pesados

É isso mesmo, tem a ponte, mas não tem estrada que leve as pessoas até ela, será que deu para entender? É justamente este tremendo absurdo que você esta pensando, construíram uma ponte no meio do nada, que deveria, obviamente ter uma estrada que levassem até ela. Mas não tem, nunca teve, hoje esta ponte tem até uma cerca de arame farpado impedindo que até pedestres ousem subir em cima desta, que foi feita, em tese, para ajudar a população ir e vir; mas isso ficou só na tese mesmo.

O Fato é que no ano de 2012 quando criei o grupo BR 367 URGENTE, solicitei a análise do DEER-MG para a urgente conclusão da obra, com a ligação por estrada desta ponte, mas me contaram que após um levantamento técnico feito, foi constatada que a estrutura desta ponte não era estável e por isso não poderia ser liberada, porque corria o risco de desabar.

É isso mesmo, a Ponte sob o Rio Fanado que iniciou sua construção no ano de 2005 terminando no ano de 2006, ao custo de 3 milhões de reais, aparentemente, desde a sua gênesis (criação), nasceu errada, por isso nunca foi liberada. Ou seja, construíram de forma errônea esta ponte,  o que se tornou um risco para todos os motoristas que ousassem passar por ela, despencar junto com a ponte lá de cima.

Ponte que liga nada a lugar nenhum em Minas Novas-MG

Mas ninguém do Governo nunca, jamais, em momento algum explicou para a população qual era o problema, não há sequer registro que tenham processado a construtora responsável por esta obra, que agora, já deve estar livre porque dever ter prescrito o tempo de responsabilidade da mesma, que em tese seria de no máximo 5 anos (a lei fala em 3 anos,em alguns casos). Se tivessem inaugurado a ponte e esta apresentasse problemas após a inauguração de ordem estrutural, aí poderiam tentar processar com base na lei de 1916 (ano) que diz que o Construtor deve prestar reparos em obras que apresentem problemas estruturais em até 20 anos.

Mas hoje, mais de 11 anos após a conclusão e nenhuma inauguração desta ponte, tudo continua como antes no Quartel de Abrantes, porque não há nem data para fazerem outra, nem sinal de processo contra quem fez e a população de Minas Novas continua sem ponte. No caso, creio que seria o melhor a fazer é um outro laudo, desta vez público, onde analisariam com profundidade as condições desta ponte, para ter de fato um fim esta novela e a constatação efetiva se é possível ou não inaugurar ou reparar para inaugurar esta ponte.

De toda forma, eis que este é mais um ELEFANTE BRANCO, sendo que até a cor desta ponte combina, com o descaso absurdo, que sempre teve a BR 367, isso claro, antes da Criação do Grupo BR 367 URGENTE. Porque agora, trabalhamos no seguinte espirito: Escreveu não Leu… o Pau Comeu!

Logo do Grupo BR 367 Urgente

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

1 Comentário

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização