br 367 Destaque Últimas Notícias Vale do Jequitinhonha

Obras da BR 367 Avançam – Conheça o GRUPO que torna isso possível

E as Obras da BR 367 estão avançando graças as reivindicações populares e a soma de esforços que alguns fazem em prol desta estrada que foi construída na década de 1960 e que estava completamente abandonada há 5 anos atrás e desde a criação do Grupo BR 367 Urgente, vem recebendo atenção do Governo Federal e do Estadual.

Foto comigo e com o Chefe de Gabinete do DERMG do ano de 2012. Sendo que esta foto Mostrando no MAPA a BR 367, já foi copiada por várias pessoas, onde elas arrumam um MAPA e tiram a foto… já vi político fazendo isso.

Ponte na cidade de Berilo em 2012, acidentes constantes

Desde o ano de 2012 várias conquistas foram possíveis, após as reivindicações dos integrantes deste grupo do facebook que conta com mais de 16 mil pessoas de diferentes cidades de todo o Vale do Jequitinhonha e de outras várias regiões. Começamos pensando que seria fácil refazer a BR 367, mas hoje 5 anos depois, podemos comprovar que de tão difícil e complexo é a causa da pavimentação desta BR, que ainda não temos a completa reestruturação e pavimentação da mesma, embora nestes últimos 5 anos, obras de manutenção foram feitas em todos os trechos, permitindo as pessoas irem e virem.

Grupo BR 367 URGENTE, que é um Grupo de Pessoas no Facebook que buscam o desenvolvimento da BR 367. E que foi criado no Ano de 2012, no caso por mim mesmo

No Ano de 2012, pensamos que iriam lançar os editais para a completa reestruturação da BR 367, mas nada se concretizou, apesar de começarem a dar manutenção nos trechos, após nossas reivindicações e embora muitas pessoas tentassem atrapalhar o desenvolvimento da BR 367 como ainda hoje tentam. As conquistas/obras foram possíveis, porém ainda de maneira precária, mas pelo menos começaram, sendo que haviam mais de 5 anos não davam manutenção em vários trechos.

Montagem do Ano de 2012 postada no Grupo BR 367 URGENTE

Mas a população queria Asfalto em tudo e não só remendo, fizemos até a Campanha SEM ASFALTO SEM VOTO, que inclusive foi copiada por várias pessoas, em diferentes frentes pelo Brasil, a campanha pelo Voto NULO e ou Branco e os Twitaços.

Campanha sem asfalto sem voto, que lançamos no ano de 2012 primeiro e depois relançamos em 2014

Não contentes com a forma como o Governo nos tratava, foram feitas várias manifestações em diferentes cidades por todo o Vale do Jequitinhonha e em 2013 eles liberaram os editais, que iriam lançar a licitação em 2014, mas não foi efetivado, porque não começou a obra da definitiva reestruturação da BR 367.

manifestação na cidade de Almenara no ano de 2013, todos Queriam Asfalto URGENTE

Daí devido a terrível situação que estava o trecho da BR 367, Virgem da Lapa X Berilo X Chapada do Norte X Minas Novas, foi enviado o Exército no ano de 2014, para lutar na guerra que é a manutenção neste trecho, sendo criado um “Acampamento Provisório” na Cidade de Virgem da Lapa. Pontes de madeira e estrada de terra que até hoje impera nesta região, sendo Chapada do Norte uma das únicas cidades em Minas Gerais que não tem acesso de asfalto. Uma vergonha de décadas, desde sempre, porque nunca foi pavimentado o trecho que vai de Virgem da Lapa até Minas Novas.

Tropa do Exército, Batalhão de Araguari-MG, que esta em Virgem da Lapa na Luta contra a erosão e as pontes de madeira no trecho Virgem da Lapa X Minas Novas

Foram feitos várias obras de manutenção em toda a BR 367, desde o ano de 2012, após a efetivação deste grupo no FACEBOOK, que faz mais hoje pela BR 367, do que há maioria de nossos políticos, tanto que estamos quase no fim, na completa reestruturação e pavimentação desta BR. Pelo Menos assim esperamos, e esperamos tanto, que no ano de 2016 começaram as obras mais definitivas e este ano de 2017, já temos um bom cronograma de Atividades em toda a sua extensão. Foram muitas as negociações, as reivindicações até as manifestações, que nos trouxeram até aqui.

Recapeamento do Trecho Jequitinhonha X Almenara feito no ano de 2013, após as reivindicações do Grupo BR 367 Urgente

Sendo que a BR 367 começa em Gouveia (cidade próxima a Diamantina) e vai até Santa Cruz de Cabrália (cidade Próxima a Porto Seguro na Bahia), são 762,5 KM de extensão desta estrada que vai de Minas até a Bahia, cortando todo o Vale do Jequitinhonha e ligando o Extremo Sul da Bahia com o Mar.  Neste longo trecho de Gouveia até Ijicatu (José Gonçalves de Minas) é de asfalto e a estrada esta até boa, com poucos Buracos.

De Ijicatu até Virgem da Lapa, que são cerca de 43 km de estrada e chão (terra), esta já sendo feito a obra de completa reestruturação e pavimentação. Sendo que a obra esta dentro do cronograma esperado e tudo até então corre bem, esperamos que em cerca de 1 ano tenhamos o fim desta obra.

Obra de recapeamento feito no trecho Araçuaí X Itaobim. Foto de Julho de 2017

O Trecho Araçuaí X Itinga X Itaobim: Recebeu uma obra de tapa buraco e em breve (segundo o DNIT) serão lançadas as licitações para a completa reestruturação do trecho, ou seja, recapear tudo. Sendo este o mesmo caso do Trecho Itaobim X Jequinthonha X Almenara. Isso porque no Grupo BR 367 URGENTE, ninguém fica para trás.

Recapeamento Trecho dentro do perimetro Urbano de Araçuaí

Já no trecho Almenara X Jacinto X Santo Da Divisa: Foi liberada a licença ambiental e em até 60 dias (segundo o DNIT) irão lançar os editais para a pavimentação e reestruturação deste trecho, finalmente. Ou seja, esperamos que em até 60 dias, tenhamos o lançamento desta licitação, irão lançar as empresas irão competir para saber quem ganhará a licitação e após isso, poderão iniciar a obra.

Licença Ambiental que permite que o DNIT lance a licitação para este projeto

Sendo que espera-se que todo o processo até o início da obra, dure cerca de 60 meses e a obra em si, dure cerca de 2 anos, ao custo de cerca de 60 milhões de reais para pavimentar 61,6 km de estrada, que segue de Almenara, Jacinto, Santa Maria do Salto e Salto da Divisa.

O Trecho de Salto da Divisa-MG até Itagimrim -BA estava assim… foto do começo de 2017

Salto da Divisa X Itagimirim na Bahia: Estão refazendo o asfalto neste trecho, em um projeto de reestruturação que esta deixando após mais de 10 anos, esta estrada com cara de BR. Porque antes mais parecia uma estrada totalmente destruída.

O Trecho Salto da Divisa X Itagimirim esta ficando assim. Foto de 31 de Julho de 2017

De Itagimirim até Eunápolis, esta ótima a Pista, de Eunápolis até Porto Seguro existe um pequeno trecho que o mar destruiu , mas será feito em breve um desvio e a estrada será mudada desta rota.

Trecho que o Mar Destruiu parte

De Porto Seguro até Santa Cruz de Cabália esta boa a estrada.

E estas conquistas embora alguns POLÍTICOS HORRÍVEIS E OPORTUNISTAS tentem dizer que são deles, não são, são suas… você que participa do  GRUPO BR 367 URGENTE e reivindica a cada dia o que é justo e necessário que é a completa pavimentação da BR 367. Você é o responsável desta estrada receber a atenção que esta recebendo. E os Políticos OPORTUNISTAS que tentam ROUBAR as conquistas do POVO e muitas vezes prejudicam o bom andamento dos tramites em PROL da BR 367, só nos resta o Repúdio nas URNAS… O VALE DO JEQUITINHONHA, NÃO SUPORTA MAIS POLÍTICO OPORTUNISTA… Basta de usar o Sofrimento do POVO para conseguirem VOTO! Iremos ter uma BR 367 reestruturada e pavimentada a qualquer custo… mesmo alguns tentando complicar nosso caminho, chegaremos a um fim desta caminhada.

Logo do Grupo BR 367 Urgente

 

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização