br 367 Destaque Últimas Notícias Variedades

Todo Mundo Já Sabia – Estrada entre Araçuaí X Diamantina nas Chuvas fica Horrível

Isso é um fato, há mais de 50 anos a estrada de Terra entre Araçuaí X Diamantina, nos trechos denominados LMG 677 e MG 114, que são a continuação da BR 367 especificamente entre Virgem da Lapa x Ijicatu, ficam horríveis quando chove, isso desde sempre (é um trecho só (de fato) mas como tem 2 nomes, vamos chamar no plural).

O fato é que hoje em dia este é um trecho de responsabilidade do Governo Estadual de Minas Gerais que sendo que na sua criação pertencia ao Governo Federal, mas foi transferido ao governo mineiro na década de 1990. Sendo que este trecho nunca recebeu pavimentação, nem um pouquinho, nenhum pedacinho foi asfaltado. Porém, agora, após 50 anos, estamos tendo as obras de pavimentação, mas demorará até meados de agosto do ano que vem para sua conclusão.

Asfalto que iniciou no Trecho Virgem da Lapa X Ijicatu, foto de 26/09/2017

A questão é que agora no período das chuvas, não há como o trecho ficar bom, vide que choveu Fo***, isso porque o que ontem era poeira, hoje é lama. E haja lama, porque havia muita poeira, neste trecho que sem pavimentação, não tem solução, sendo que de Belo Horizonte até Araçuaí, os únicos quilômetros ainda não asfaltados são estes 42 km.

Início dos trabalhos de pavimentação destes 42km

As obras seguem o seu ritmo normal, a meteorologia também, porque sempre chove (ainda bem) de novembro até fevereiro (meio de outubro para frente já começa a chover), sendo que a média pluviométrica da região é de 800mm por ano, que caem cerca de 80% de tudo que chove no ano todo nestes últimos meses do ano(outubro, novembro e dezembro) e os primeiros do ano subsequente (janeiro e fevereiro).

Estrada entre Virgem da Lapa e Ijicatu – Máquinas trabalham para amenizar a situação

Algo também que é normal é o descaso da empresa Gontijo que mais uma vez seu ônibus atolou e esta empresa deixou seus passageiros, por horas aguardando alguém os desatolar, sem enviar água ou comida aos passageiros, sem dar nenhuma satisfação, fazendo o que a Gontijo faz de melhor: Vender a Passagem depois dizendo: Se der Problema se Vira meu Tchutchuco!

Trecho onde o ônibus da Gontijo ficou atolado por horas – Nota-se o ônibus ao fundo

Existe um fato jurídico chamado de MOTIVO de força maior e chuvas são considerados MOTIVOS DE FORÇA MAIOR, isso porque ela ocasionou a lama. Daí a brecha jurídica para a empresa dizer que não teve culpa, etc e tal. Porém, uma passagem que custa mais de R$200,00 deveria ter uma assistência melhor, sem nem mencionar que os ônibus deveriam também ser melhores.

 

Em suma, se você puder evitar este trecho, é melhor. Se não, prepara-se para lama, apesar de quem, há manutenção no momento, mas apenas amenizará. O que pode lhe confortar é saber do fato que em breve haverá asfalto neste trecho e esta vergonha será tampada por pavimentação, quase 6 décadas após sua construção.

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização