Cultura Destaque Últimas Notícias Variedades

Diamantina Celebra o Domingo de Páscoa Com Procissão Pelas Ruas Enfeitadas com Tapetes

E Diamantina, é uma das mais lindas cidades históricas do mundo, sendo Patrimônio Cultural da Humanidade desde o ano de 1999, título este concedido pela UNESCO(Organizaçao das Naçoes Unidas para a Educaçao e Cultura). E devemos lembrar que o patrimônio Cultural desta cidade vai além de suas construções históricas e adentra nas raízes de seu povo.

Ruas ornamentadas com “tapetes provisórios”elaborado por artistas e que servem para a passagem da procissão. Foto de 16/04/2017 – Diamantina-MG

Como é o caso das Celebrações Católicas, em especial as da Semana Santa, com diversas encenações, missas, vigílias e adoração ao Sagrado Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade. Uma destas celebrações litúrgicas, é a tradicional Missa de Páscoa que existe, desde que Diamantina foi fundada, sendo que a primeira Missa foi celebrada entre os anos de 1740 e 1750, isso que se tem notícias, porque com absoluta certeza antes disso já havia sido celebrada alguma missa de Páscoa vide que o Arraial do Tijuco (primeiro nome de Diamantina) nasceu no ano de 1722.

Encenação da Via Crucis / Caminho da Cruz/ Calvário, em Diamantina, dia 14 de Abril de 2017.

O fato é que hoje, 16 de Abril de 2017, a tradição se perpetua, na mais que consagrada Arquidiocese de Diamantina, com a celebração de Missa de Páscoa, seguida de uma procissão, pelas ruas da cidade, passando pelos lindos tapetes que colorem e embelezam ainda mais as seculares ruas Diamantinenses.

Missa de Páscoa celebrada na Catedral de Diamantina, 16 de abril de 2017

A Missa e a procissão foram Presididas por Dom Darci Darci José Nicioli, Arcebispo da Arquidiocese de Diamantina. Sendo que a Missa foi realizada na Catedral Metropolitana de Diamantina, construída entre os anos de 1930(começou) e 1940(terminou).

Dom Darci José Nicioli, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Diamantina ao Microfone, na Missa de Celebração da Páscoa na Catedral Metropolitana de Diamantina. Em 16/04/2017

Sendo que neste mesmo lugar da Catedral, existia a Igreja da Matriz (antiga), construída no século XVIII (por volta do ano de 1770) e que mudou de Status para Catedral em 1854, quando Diamantina virou Arquidiocese. Mas que foi demolida em 1930 para dar lugar a esta imponente Catedral que vemos hoje.

Catedral de Diamantina, antes aqui havia uma antiga Igreja que foi Demolida para dar lugar a esta Catedral, que terminou sua construção em 1940. Foto das Celebrações da Missa de Páscoa em 16 de Abril de 2017

Esta história de enfeitar as ruas com “tapetes de serragem coloridos”, é algo tipicamente brasileiro e teve origem na cidade de Ouro Preto no Século XVIII, e não há registros do fato que levou os moradores desta também histórica cidade a fazerem isso; mas há relatos que iniciou-se na comemoração do Corpus Christi (O Corpo de Cristo), que é outra celebração católica, seguida de procissões.

Procissão, após a Missa de Páscoa, que anda pelos tapetes feitos no dia anterior e pela madrugada do dia de páscoa à fora. Os tapetes tem como propósito serem feitos de um dia para o outro, apenas para a procissão andar em cima deles. 16/04/2017

E hoje, esta arte é utilizada tanto nesta data quanto na semana Santa, tanto em Ouro Preto, quanto em Diamantina e outras cidades pelo Brasil à fora, os tapetes coloridos nas ruas das cidades, para receberem alguma procissão (à depender da celebração), já são uma tradição e secular, com quase 300 anos.

Durante a Procissão há pessoas Fantasiadas de diversos personagens Bíblicos, fazendo com que seja mais que uma Procissão e sim um Teatro a Céu Aberto e em Movimento pela Cidade, que Acompanha a Procissão. Algo imperdível… foto de 16/04/2017

Esta é sem dúvida uma data imperdível para qualquer morador de Diamantina, ou qualquer turista do Mundo, vide que mesmo se não for católico, é impossível não se encantar, com toda esta celebração, de fé, esperança e beleza; porque Diamantina fica ainda mais linda nesta ocasião. Com seus enfeites, procissões e encenações cinematográficas.

Encenação Diamantina, Procissão após Missa de Páscoa. 16/04/2017

Então é isso, apenas posso lhes desejar uma MUITO FELIZ PÁSCOA e que se Perpetue por 2 mil séculos a nossa tradição Católica Apostólica Romana!

Dom Darci, Arcebispo de Diamantina, interagindo com a População Durante as Celebrações litúrgicas do Domingo de Páscoa, ao fundo a Banda da Polícia Militar. Em 16/04/2017

 

 

 

TODOS AS FOTOS SÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA DE DIAMANTINA

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização