Cultura Destaque Últimas Notícias

Os 300 Anos do Surgimento de Nossa Senhora Aparecida e 87 anos Como Padroeira do Brasil

Hoje fazem exatos 300 anos do “Aparecimento” da Imagem da Santa denominada Nossa Senhora de Aparecida, em um Rio no Estado de São Paulo. Santa esta que é a mais cultuada do Brasil tendo uma Basílica inteira dedica a esta Divindade que é a Padroeira do Brasil desde 1930.

Catedral de Nossa Senhora Aparecida no estado de São Paulo, que é o centro de Louvor a Santa mais cultuada do Brasil

Um fato interessante e que talvez fuja da percepção de muitos, é que a Imagem cultuada e chamada por nós Brasileiros de Nossa Senhora Aparecida é na verdade uma Imagem de Nossa Senhora da Conceição; sendo que Ambas são Nossa Senhora (Maria, Mãe de Cristo), mas chamadas e representadas de forma diferente por Nós. Isso porque Nossa Senhora Mãe de Jesus, tem muitos nomes e tratamentos, como é o caso destes 2. Apenas no Brasil a chamamos de Nossa Senhora Aparecida e isso, porque ela Apareceu no Rio, embora seja a imagem de nossa Senhora da Conceição a que até hoje é venerada, estando inclusive dentro da Basílica como podem comprovar pela foto Capa desta matéria.

Algumas das muitas Formas como Nossa Senhora é chamada e reverenciada pela Imagem. Mas trata-se da mesma Santa, porém, com nomes e formas diferentes, de acordo com cada Milagre, Aparição ou Crédulo de vários Povos

Diz a lenda*(alguns dizem que é fato, não lenda*) que 3 pescadores tentavam pescar no Rio Paraíba do Sul (Estado de São Paulo) no ano de 1717 e não estavam conseguindo peixe nenhum. Mas ao puxar a rede se depararam com a imagem de uma Santa sem a cabeça, acharam curioso aquilo e deixaram a imagem sem cabeça no barco, um pouco abaixo jogaram de novo a rede e pegaram a Cabeça da Santa. Deste momento em diante, toda vez que jogavam a rede esta voltava repleta de peixes. E isto foi considerado anos depois como um Milagre pela Igreja Católica.


O Nome Original da Santa encontrada no Rio era Nossa Senhora da Conceição, porém, começou a ser Chamada de Nossa Senhora Aparecida por ter aparecido no Rio. Mas, só  em 1930, o papa Pio XI decreta oficialmente a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, declaração esta reafirmada um ano depois em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas. Porém, a data do 12 de outubro especificamente com dia da celebração de Nossa Senhora de Aparecido só foi MARCADO/OFICIALIZADO em 1954, quando a Santa Sé (Vaticano) decretou o dia 12 de Outubro; o dia Oficial de Comemoração a Nossa Senhora de Aparecida.

Primeira Missa em Homenagem a Padroeira do Brasil em 1930, no Rio de Janeiro

Já o Feriado só se deu oficialmente no Brasil em 1980 e é exclusivo pelo fato de ser o dia proclamado pelo Vaticano como o dia do Surgimento da Santa no rio. Ou seja, o Vaticano “criou simbolicamente” uma data com base em fatos históricos e decretou que o dia histórico do Aparecimento da Santa no Rio Paraíba do Sul foi em 12 de Outubro de 1717 e assim, oficializou este dia.

Papa João Paulo II, em sua visita ao Brasil em 1980, quando foi decretado Feriado Nacional pelo 12 de Outubro

Agora vamos para o caso, que contam como se fosse um fato histórico do Surgimento desta Santa, onde temos nomes, datas e ocasiões que em tese, comprovariam que de fato, não trata-se de uma lenda, mas sim de um acontecimento histórico o “Surgimento desta Santa no Rio Paraíba do Sul:

“Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram assim:

Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.”

Mensagem do Papa Francisco:

 

E você sabia que existem outras datas importantes comemoradas no dia de Hoje? Não? Então entre nesta Matéria que escrevi o Ano passado:

O 12 de Outubro e suas 4 datas Comemorativas – Nossa Senhora de Aparecida

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização