Destaque Últimas Notícias Variedades

19 de Abril – Dia do Exército – 369 Anos de História do Exército Brasileiro

E hoje é o Dia do Exército, uma das mais antigas e respeitadas Instituições Brasileiras da Atualidade. O Exército do Brasil foi formado pela primeira vez no século XVII (17), ainda no tempo do Brasil Colônia; constituído para combater a invasão dos Holandeses ao Brasil, onde estes se instalaram no que hoje é o Estado de Pernambuco, tendo início esta ocupação em 1630 e após chegarem em Pernambuco os Holandeses se espalharam por outros partes do Brasil, chamando este território de Nova Holanda.

Mapa do que era o “Dominio”Holandês no Brasil em 1648

A formação deste Exército brasileiro de combate aos Holandeses, contou com integrantes das chamadas “raças/etnias” mais presentes no Brasil à época que eram os brancos, negros e índios; que se uniram em prol de uma colônia chamada Brasil, mas como muitos dos Soldados já haviam nascido neste país, houve pela primeira vez um sentimento patriota. E este sentimento motivou a expulsão dos Holandeses que foram tidos como Invasores de uma terra que já havia sido colonizada pelos Portugueses. Sendo que não só no Brasil, houve invasão dos Holandeses em terras portuguesas. Estes queriam controlar o comércio de Açúcar e por isso algumas Colônias na África também foram conquistadas dos Portugueses pelos Holandeses, com a finalidade do controle das plantações de Cana-de-açúcar.

Quadro a Batalha dos Guararapes

Em 19 de Abril de 1648, ocorreu a primeira grande Batalha do “Exército Brasileiro recém formado”, contra os Holandeses, a chama de Batalha dos Guararapes, próximo da cidade de Recife (Pernambuco). Nesta batalha o Exército Brasileiro, conseguiu derrotar os Holandeses que já estavam há 18 anos em terras Pernambucanas e haviam instalado neste território uma colônia Holandesa, com leis, costumes e impostos Holandeses.

Foto do Monte dos Guararapes do ano de 2016. Foi neste local que ocorreram as batalhas dos Guararapes

O dia da Batalha dos Guararapes é tido oficialmente como o dia da fundação do Exército Brasileiro, sendo este o primeiro feito de Guerra de tropas “Nacionais”, mesmo que financiadas e subjugadas à Portugal, é tido como a formação de nosso Exército.

Mas, no período da Colonia, no início do que viria a ser chamado de BRASIL (país), haviam várias invasões as nossas terras por Holandeses, Frances e Ingleses, que queriam conquistar pedaços de nosso País, por simplesmente não concordarem com o trato de Tordesilhas que partiu a América do Sul no Meio, sendo que uma parte foi dada aos Espanhóis e a outra aos Portugueses o que deixou as demais Potências Europeias muito insatisfeitas. O Rei Português Dom João III, em 1548, criou um Governo-Geral no que hoje é o Estado da Bahia e daí surgiu a primeira força de Guerra no Brasil, que era um Exército mas composto em sua quase totalidade por cidadãos Portugueses.

Mas foi só com a Proclamação da Independência do Brasil (em 7 de setembro de 1822) que o Exército Nacional ou Imperial, totalmente brasileiro foi formado, juntamente com este NOVO PAÍS chamado Brasil, lembrando que antes o Brasil era uma Colônia.

Foto Oficiais Exército de 1863

Inclusive, ocorreram resistências Armadas de Tropas Leais à Portugal, quando Dom Pedro I decretou a independência do Brasil, mesmo sendo ele Filho do Rei de Portugal, alguns “portugas”não gostaram desta ideia e se rebelaram nos estados Cisplatina (que foi perdido e hoje é o País Uruguay), Bahia, Maranhão e Pará. Devido a esta resistência Dom Pedro I teve que “guerrear”utilizando o Exército Brasileiro, para dar um fim as rebeliões contrárias a independência do Brasil.

Hoje o Brasil conta com mais de 327 mil Soldados, na ativa, prontos para o Combate. Sendo que a principal batalha das Forças Armadas no dia de hoje é a sua modernização focando no desenvolvimento tecnológico como prioridade militar. Porque um Exército no Século XXI sem tecnologia, simplesmente é uma Armada insignificante, podendo ter 1 bilhão de homens que será derrotado por menos de 1 mil homens controlando máquinas e computadores.

O que define uma supremacia Militar no mundo hoje é a supremacia tecnológica , o quão preparado as tropas estão para enfrentarem as ameaças do mundo contemporâneo, sendo que é possível haverem guerras mesmo sem jogarem bombas, vide há já presente CYBER GUERRA ou GUERRA CIBERNÉTICA que é trava utilizando tecnologia, totalmente via computadores.

Exército Brasileiro se Moderniza Cada Vez Mais – omando de Defesa Cibernética é composto por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Sua consolidação como Comando Operacional Conjunto que integra a estrutura regimental do Exército Brasileiro foi celebrada, junto a seu primeiro aniversário, em um evento no Quartel-General do Exército, Forte Caxias.

O Exército Brasileiro, conta com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia (do Próprio Exército) e que atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Os equipamentos Alac (arma leve anticarro),Morteiro Pesado M2 120 mm Raiado,Míssil Superfície-Superficie 1.2 AC (MSS 1.2 AC), fuzis: ParaFal, IA2 e MD97, e os veículos  VBTP-MR Guarani e a Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável Gaúcho, são frutos de pesquisas e parcerias do CTEx .

O CTEx ainda está realizando pesquisas e desenvolvimento do : Radar SENTIR M20 , Radar SABER M200 , Rádio Definido por Software (RDS) ,Torre Operada Remotamente E Estabilizada Para Canhão 30 mm,Reparo De Metralhadora Automatizado X (REMAX), Morteiro Leve Antecarga 60 mm Monóculo OLHAR VDN – X1 e para o sistema Astros o Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM 300 e o Foguete Guiado Av-Ss 40 G.

E uma coisa deve ser dita, estamos muito, mas muito atrasados se comparados com vários países do Mundo. O que em tese, seria um problema “mortal”, não tem à atenção necessária do Governo para a sua dinamização.

De todo MODO, PARABÉNS AO EXÉRCITO BRASILEIRO, PELOS SEUS OFICIAS 369 ANOS DE HISTÓRIA E QUASE 500 ANOS DE ATIVIDADES NO TERRITÓRIO QUE HOJE CHAMAMOS DE BRASIL

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização