Destaque Últimas Notícias Variedades

19 de Abril Dia do Índio e do Exército Brasileiro

O Dia 19 de Abril é o dia Oficial do Exército Brasileiro e o dia do Índio, 2 importantes datas que são comemoradas no mesmo dia. Sendo que o Exército Brasileiro comemora o dia 19 de Abril, como o seu dia, devido a primeira batalha contra a dominação Holandesa em Pernambuco, guerra esta conhecida como BATALHA DOS GUARARAPES , sendo a primeira batalha (a segunda quase 1 ano depois) realizada em 2 dias, 18 e 19 de Abril, sendo vencida pelas forças “Brasileiras”e Portuguesas no dia 19 de abril de 1648.

Este primeiro Ataque, que gerou o que hoje chamamos de Batalha dos Guararapes, foi iniciado pelos Holandeses liderados pelo Coronel Sigismund Van Schkoppe que pretendiam acabar com a rota de suprimentos principal dos ” Exércitos Portugueses e Brasileiros”, com a ocupação do Porto de Nazaré, no cabo de Santo Agostinho  (Pernambuco), ocupado pelos Generais Portugueses  Vidal Negreiros, que era filho de Português mas Nascido no Brasil e Fernandes Vieira que era nascido em Portugal, ambos senhores de Engenho e que lideravam um Exército com Brasileiros, Africanos, Ingleses, Portugueses, etc. Era uma força formada por várias nacionalidades (mercenários) que queriam expulsar o domínio Holandês que estava se expandindo rapidamente, e no ano desta Batalha os Holandeses já ocupavam parte considerável do litoral Nordestino, indo do Estado de Sergipe até o Estado do Maranhão.

Mapa do que era o “Dominio”Holandês no Brasil em 1648

Os Holandeses antes de tentarem  invadir o porto em si, tentaram conquistar o povoado de Muribeca, que era rota para o porto e ainda tinha muita farinha e mandioca que seria usada para abastecer o “Exército Brasileiro”, porém, os Generais Fernandes e Negreiros, souberam deste ataque e posicionaram seus Homens no Morro dos Guararapes para impedir o avanço Holandês, tendo muito sucesso.

Foi o início de um longo período de “expulsão” dos Holandeses comandados pela Companhia Holandesa das Indias Ocidentais; sendo que estes só foram completamente expulsos no ano de 1656, sendo que a primeira grande batalha de expulsão dos Holandeses foi iniciada em um desastroso ataque iniciado pelo próprio “CONQUISTADOR”. Só lembrando que o Brasil era uma Colônia Portuguesa, nem Império era na Época, só um pedaço de chão de portugal, não havendo o sentimentalismo patriota, por não existir um País.

Exército Brasileiro se Moderniza Cada Vez Mais – omando de Defesa Cibernética é composto por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Sua consolidação como Comando Operacional Conjunto que integra a estrutura regimental do Exército Brasileiro foi celebrada, junto a seu primeiro aniversário, em um evento no Quartel-General do Exército, Forte Caxias.

Mas é devido  a esta Batalha que hoje é o dia do Exército!

O Exército Brasileiro é uma Unidade Militar que serve geralmente para Força de Paz, Missões Humanitárias e desenvolvimento de Infraestrutura como a Criação de Estradas. Além, de Lutar se necessário pelo País

Já o dia do Indio, foi criado no ano de 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Sendo que esta data foi escolhida, devido ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 1940 no México, que foi feito para que pessoas do Governo e Sociedade Civil debatessem a importância do Indio na sociedade e na cultura, mas nos primeiros dias de evento nenhum líder Indio havia aparecido no evento, com medo de serem “perseguidos”pelos brancos, como era de costume, mas após muita insistência no dia 19 de Abril vários ‘Caciques’ e líderes Indios, compareceram a este evento, a partir daí, o Presidente Getulio Vargas escolheu este dia, devido a este fato.

Foto Ex-Presidente Getulio Vargas, em 1953, com Índio Xingu

 

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização