Destaque Política Últimas Notícias

A Direita, A Esquerda, O Meio e o Nada! O que é a Política Atual ?

Primeiramente vamos gastar um pouco a cultura Baby; e iniciar este texto explicando a origem do Conceito de Esquerda e Direita, no que hoje entendemos por Política. Tudo começou na Assembleia Nacional Constituinte Francesa – Assemblée Nationale Constituante  do ano de 1789, que foi o início da Revolução Francesa, onde se pretendia limitar os poderes do Rei da França e criar uma lei que fosse para todos, sendo que nesta Assembleia foi estabelecida a Declaração dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos – Déclaration des Droits de l’Homme et du Citoyen, que é a origem do direito dos princípios hoje tidos como básicos em qualquer pais que respeite o Direito do Ser Humano.

Nesta Assembléia houve uma divisão das pessoas que sentaram nas cadeiras oferecidas aos Representantes da População, para votarem nas mais distintas matérias, sentadinhos. Sendo que assim ficaram:

À direita, os girondinos: representavam a alta burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes) e inicialmente controlavam o governo. Defendiam posições moderadas, temendo que as camadas populares assumissem o controle da revolução e prejudicassem seus negócios.

À esquerda, os jacobinos: representavam a média burguesia (profissionais liberais, como médicos, professores, advogados), a pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos mais ricos) , os camponeses e sans-culottes (proletariado e demais trabalhadores urbanos de baixa condição). Defendiam posições radicais, estimulando a agitação popular.

E por terem uns ficado a Direita e outros a Esquerda, os cronistas (os colunistas de jornais à época), acharam interessante depois focarem no conceito de Direita e Esquerda para definirem as correntes de doutrina política, baseados em um conceito de classe social, sendo que Karl Marx foi fortemente impactado com este conceito, assumindo para si o conceito de ESQUERDA, por defender em tese as camadas mais pobres da sociedade e principalmente os Trabalhadores. Após Karl Marx e principalmente após a União Soviética, o conceito de Direita e Esquerda se estabeleceu no Mundo, muitas vezes apelando para o populismo e até ilusionismo extremo.

Alguns Conceitos de pessoas com Visão de Esquerda e Pessoas com Visão de Direita

Já o conceito de Direita, que sobrou vide que a Esquerda já estava tomada e o Meio era muito “sóbrio”, teve forte presença política no Brasil desde sempre, sendo que pessoas com tendência de Direita provocaram uma grande repressão nos anos de 1960 até 1980. As Ditaduras no Brasil, Argentina, Chile e tantos outros países da America Latina, geralmente foram feitas por um conjunto de pessoas com ideologias de direita.

Propaganda do Governo da Ditadura do Brasil na década de 1970. Ou você amava o Brasil ou era melhor deixar. E era mesmo se eles te pegavam, você estava lascado…

Hoje em Dia, se você me disser que no Brasil há algum partido que é de Esquerda, no conceito Marxista, não há (nem o PSTU e outros do gênero… aí talvez, mas ainda assim são light). Mas no conceito Tupiquiniquim sim! E há partidos com tendências de Direita? No Estilo Da Assembleia Francesa não muito (pelo menos abertamente), mas no estilo Brasileiro SIM!

Nossa Esquerda Politica hoje em dia é totalmente de Direita no Ponto de Vista Econômico. Já nossa Direita se esforça para tentar pegar um pouco do Populismo da Esquerda, fazendo vários projetos de subsistências como o Bolsa Família, que é importante, mas esquecem de dar educação de qualidade para os Jovens que necessitam de um maior conhecimento para sairem de situações de pobreza.

Enquanto isso, enquanto tentamos analisar de onde surgiu a direita, para onde foi a esquerda e que RAIOS é o MEIO…pessoas estão se descabelando por algum candidato, partido ou ideologia política. Sendo que estas pessoas que em breve poderão simplesmente ter uma parada cardíaca, devem entender que se são extremamente de Esquerda ou Extremamente de Direita, estão errados, porque os extremos são errôneos em Filosofia, porque te limita e lhe leva para longe de outros conceitos.

E o que é política sem conceito? Seja o de direita ou de esquerda, mas até onde vai um e começa o outro? Você só saberá onde começa um e termina o outro, quando começar a compreender os 2 e os comparar. Não há como analisar 2 Pontos de Vista, caso você não conheça 1 deles!

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização