Destaque Últimas Notícias Vale do Jequitinhonha Variedades

A História de Almenara-MG

Almenara, a princesinha do Vale, que hoje já é uma RAINHA no auge de seus 80 Anos de criação da Vila de Vigia em 12 de Dezembro de 1938 e 75 anos de Emancipação em 31 de Dezembro de 1943 e definição do nome como Almenara. Porém, a Princesinha do Vale nasceu com intenções diria que Pouco Românticas e bastante Militares, vide que por volta do ano de 1811 um Alferes (Patente militar Antiga) de nome  Julião Fernandes Leão instalou às margens do Rio Jequitinhonha um Posto de Vigilância (Tipo um Quartel) com o intuito de proteger a Sétima divisão Militar de São Miguel que hoje é a cidade de Jequitinhonha, posto este construído no terreno onde viria a ser Almenara, inclusive queria saber se sobrou algum vestígio deste posto… Se alguém, souber me informe…

Foram dadas  a ordens de Construção deste e de alguns outros Postos de Vigilância no curso do Rio Jequitinhonha que visava defender as “Jazidas de Diamante,ouro e demais pedras preciosas” que se acreditava ter na região (e que de fato tinham e tem), sendo um deles em “Almenara”. No final do século XVIII houve uma Maior “militarização” dos Rios de Acessos as riquezas da Coroa Portuguesa no Brasil (ou seja, tudo que era conhecido e navegavel),  sendo que a ordem de construção da Primeira Torre de Vigia (Posto de Vigilância) foi dada em 1804 mas tardou 7 anos para ser construída, sendo inaugurado o Posto de Vigilância de onde viria a ser Almenara em 29 de Setembro de 1811.

A Villa do Principe, Serro Frio, hoje Serro-MG era o responsável por quase toda a região que conhecemos como Vale do Jequitinhonha e em outras áreas. “Mapa”do Serro Frio no Século;o XVIII

E daí nasceu o Povoado de VIGIA, que cresceu no entorno do Posto de Vigilância, e devido a este Posto é que se deu o nome de Vigia ao Povoado iniciado em 1811 e tendo um desenvolvimento bem acentuado até 1877 quando tornou-se Distrito com o nome de São João do Vigia em Homenagem ao Padroeiro São João Batista e naturalmente o Posto de Vigilância (Quartel), distrito este pertencente ao Município de Jequitinhonha, em 1938 se tornou a Vila de Vigia.

Ponte de Almenara construída na década de 1960

Em 1943 se tornou um Município Emancipado e Alterou o seu nome de Vigia para Almenara, sendo que a palavra Almenara, significa Farol (literalmente significa ‘ fogaréu que se acende nas mouriscas’) em uma espécie de Dialeto Árabe.

Um fato interessante sobre a mudança do Nome para Almenara é que na década de 1940 havia uma lei que proibia que 2 cidades tivessem o mesmo nome e como havia uma cidade chamada Vigia no Estado do Pará, a Vigia mineira (Almenara) tinha que mudar de nome, porque a do Pará era muito mais antiga, sendo que lhe foram apresentadas 3 opções:Atalaia, Manassara ou Almenara. Sendo que foi um funcionário do Governador da Época, chamado Mário Matos é que sugeriu o nome Almenara o que teve consenso da maioria. Uma Salva de Palmas para o Senhor Mário que quebrou nosso galho sugerindo o nome mais bonito!

Almenara-MG

O termo Princesinha do Vale, é devido ao fato de que Almenara esta em um local muito bonito, banhada por rios e com belas praias, em um local com um verde bem mais resplandecente do que é normal no Vale do Jequitinhonha e ainda conta com lindas Montanhas em seu entorno, realmente um local LINDO que é Origem de Mulheres Mais Lindas Ainda!

Hoje Almenara conta com pouco mais de 40 mil habitantes e a sua pecuária que já foi mais Pulsante, ainda é uma das grandes fontes de renda da cidade, perdendo muito espaço para o comércio e serviços, que são os setores que mais empregam em todas as cidades do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. A Mineração que já existe na cidade promete alavancar ainda mais a economia, mas proporcionalmente ao município tem muito pouco impacto na economia local no momento.

Para quem não Sabe, Almenara tem Praia e é muito bonita. Se você for até esta Bela Praia de Agua Doce da Cidade. Não Seja Um PORCO e a SUJE toda! Por Gentileza…😇

Um dos maiores Problemas causados pela Mineração de outrora sem controle, foi a devastação de grande Parte das Praias Fluviais de Almenara, que eram tidas como uma das mais lindas de Minas (ainda são, mas perderam muito da sua beleza) e que hoje ficaram na lembranças de seu esplendor na memória de pessoas já com idade avançada.

De toda forma as Praias continuam a ser um dos Pontos Turísticos da cidade que também conta com 2 Rio Enormes e de beleza de mesmo tamanho, além do Morro do Cruzeiro, etc. Uma cidade que merece ser visitada e Apreciada.

Então é isso FELIZ 80 ANOS  ALMENARA, CIDADE LINDA, CHEIA DE MULHERES MAIS LINDAS AINDA, UM LOCAL QUE REÚNE SEM DÚVIDA ALGUMA, VÁRIAS PRINCESINHAS DO VALE!

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização