Destaque Últimas Notícias Vale do Jequitinhonha Variedades

Barragem Construída por Hidrelétrica da Bahia Causa Problemas até em Minas

A Barragem de Itapebi-BA, é uma represa que abrange a Bahia e a fronteira de Minas Gerais e serve essencialmente para uma Hidrelétrica de mesmo nome que iniciou sua construção em 1999 e hoje gera cerca de 450 megawatts de energia.

Queda D’agua chamada de Tombo da Fumaça, que ficou submersa devido a Barragem de Itapebi

Barragem esta que foi construída no Rio Jequitinhonha e já gerou muito debate, sendo que há inclusive um movimento de atingidos pelo Alagamento causado por esta barragem, que mudou o curso das Águas do Jequitinhonha e até causou uma inundação nas cidades Baianas de Itapebi e Belmonte no ano de 2003.

A Usina hidrelétrica de Itapebi abriu seis comportas no ano de 2013 e liberou mais de 2000 m³ de água por segundo, isso aumentou o volume do Rio Jequitinhonha, que invadiu Itapebi e Belmonte.

Esta barragem deixou submersa diversas maravilhas da natureza, sendo que a Queda do Tombo da Fumaça é um dos mais simbólicos, tínhamos um verdadeiro Oásis de Pedras Naturais formando lagoas azuis onde hoje temos as águas da Barragem que alagou tudo, cobrindo a natureza deslumbrante, para gerar a energia que move a sociedade no século XXI.

Trecho do Rio Jequitinhonha que ficou submerso pela Barragem do Itapebi

O Problema é que a Barragem construída na Bahia, causa problemas em Salto da Divisa-MG. Porém, tem um problema que a própria cidade de Salto causa nesta barragem que é o esgoto lançado, desta cidade na Represa. Algo que é comprovável por estas fotos do Senhor Kayo :

Este esgoto escorre diretamente para a Barragem de Itabepi em Salto da Divisa-MG

O Fato é que hoje as águas da Barragem que margeiam Salto da Divisa, de fato estão bem sujas, diria que contaminadas pelo esgoto, sendo que inúmeros aguapés, cobriram parte da Superfície da lamina d’água desta represa.

Alguns moradores reclamam, que a Orla construída em Salto da Divisa, nunca teve manutenção e já se foram mais de 10 anos de sua inauguração. Sendo que os Moradores também acusam a Usina em ter prometido fazer uma galeria de esgoto na cidade, mas não até hoje nada foi feito. O que ocorreu foi que os aguapés proliferaram na lâmina D’agua.  Antes era assim:

Barragem de Itapebi em Salto da Divisa era assim…

Hoje parte destas mesmas águas já estão cobertas pelos aguapés que proliferam por parte da lamina d’água devido ao esgoto que é jogado constantemente dentro desta Barragem. Tanto que hoje em dia esta assim:

Aguapés proliferam pela lâmina d’água em Salto da Divisa

A Usina de Itapebi, poderia colaborar e realizar a construção de um sistema de tratamento de Esgoto em Salto da Divisa porque além de ajudarem a cidade ainda ajudarão a própria Represa que é necessária para gerar a energia desta Hidrelétrica.

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização