Destaque Social Últimas Notícias

Dona Maria Augusta faz aniversário – Conheça a História desta Senhora que se Confunde com a de Araçuaí

Dona Maria Augusta fez aniversário e se você perguntar quantos anos, eu diria, que seria falta de cortesia. Sim, porque uma Dama, não precisa revelar sua idade, embora nós, que não sejamos assim tão seguidores da etiqueta, possamos imaginar.

Dona Maria Augusta e sua Nora Claudia, que comemoram juntas o aniversário

E pela cutis, imagino que esteja completando 35 anos, porém, posso absorver no máximo 43, mais que isso… chequem a Certidão de Nascimento porque tem alguma coisa errada.

Vide que Dona Maria Augusta que é de Araçuaí, mas não mora mais na cidade há alguns anos, apesar de já ser Bisavó, como podem observar é Muy Jovial!

E sobre a festa, foi um Almoço Reservado (área VIP, né Baby) só para convidados no Minas Tênis Clube II de Belo Horizonte, contou com umas 50 pessoas (se não mais) e eu não tirei foto da comida e nem da mesas de doces e sei lá mais o que, porque #nãosoudestes.

A  História de Dona Maria Augusta, bem como a de sua família se confunde com a própria História de Araçuaí, da Região e até do Brasil; Filha de Tulio Hostilio Gonzaga Jayme e de Evangelina da Cunha Melo, nasceu na cidade, com que tem profundas raizes, vide sua família daqui ser antes mesmo de haver criação da cidade em si.

Seu Pai é originário de Goiás e casou com sua Mãe originária de Araçuaí. Isso porque Seus Avôs eram Senadores, um por Minas outro por Goiás, em algum destes eventos um conheceu o outro e casaram, se mudando para Araçuaí, onde Tulio Hostilio foi Prefeito algumas vezes e Deputado, por Minas Gerais, sendo que ele era antes Promotor de Justiça em Goiás. O Senador Nuno da Cunha Melo de Minas é Pai de Evangelina (Mãe de Maria Augusta), já o Senador Gonzaga Jayme de Goiás é Pai de Tulio Hostilio (Pai de Dona Maria Augusta).

Dona Maria Augusta, Seu Irmão Dr. Fernando e ao lado sua Sobrinha Dra. Lodi

Sendo que a Casa que hoje abriga uma secretaria do Município, ao Lado da Igreja da Matriz, chamado de Casarão dos Cunha Melo, foi construída pelo Senador Nuno, que era médico e no surto de Gripe Espanhola na década de 1920, usou sua casa como Hospital (o próprio casarão que até hoje existe) abrigando todos que podia salvar, os tratando. Foi ele inclusive que doou o terreno onde foi construía a Igreja da Matriz, etc. Por seus atos, nota-se que foi uma pessoa que fez o bem.

Casarão dos Cunha Melo, construído pelo Avô de Dona Maria Augusta

Senador este que por exemplo lutou pela criação da cidade de Almenara e outras várias no Vale do Jequitinhonha. A família do Senador Nuno da Cunha Melo, se estabeleceu na região de Araçuaí no Século XVIII, sendo que nem cidade havia ainda. Já a do Senador Luiz Gonzaga Jayme, se estabeleceu em Goiás, na região de Pirenópolis (cidade) no Século XVII. Ambas famílias  provenientes de Portugal.

Inauguração da Estação do Trem de Ferro em Araçuaí na década de 1940, no período que Tanto Tulio Jayme quanto Nuno Melo ficaram como Políticos Araçuaí, teve seu período de maior crescimento da História

Daí você vê que tanto Araçuaí quanto Dona Maria Augusta tem Pedrigree, né Fí?!

Dona Maria Augusta, uma fiel Representante de Araçuaí; sendo que sua Família tanto de um lado quanto de outro, tem mais de mil anos de História, 300 de Minas Gerais e 400 de Goiás.

Então Feliz Aniversário Dona Maria Augusta…

Felix Dies Natalis

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização