Destaque Últimas Notícias Vale do Jequitinhonha Variedades

Fogo Controlado na Reserva Ecológica da Acauã – Conheça quem o Apagou

E o fogo, foi totalmente controlado, sendo que hoje dia 28 de Outubro, houve a confirmação de não ter sido visto nenhum foco de incêndio na Reserva ecológica da Acauã que queimou por 9 dias e fica entre os municípios de Leme do Prado e Turmalina. Suspeita-se que um homem tenha causado este incêndio, dispensando uma bituca de cigarro no mato seco que pegou fogo e este se espalhou.

Brigadistas que lutaram contra as chamas

Mostrando assim o quão frágil podem ser nossas matas e florestas, onde incêndios podem ocorrer pelo simples fato de se jogar um pedaço de cigarro aceso no mato, este pegar fogo e consumir toda uma Reserva Florestal em questão de dias. Como foi este o caso…

O fato foi que este fogo queimou sem parar, matando animais e destruindo a flora, além de ter causado muito prejuízo com a destruição de casas e propriedades que ficam próximas a esta Reserva. Mas dezenas de pessoas lutaram contra este fogo, sem descanso, enfrentando assim as chamas que ardiam sem parar na mata, enfrentando o calor que fazia próximos aos focos de incêndios, se embrenhando na mata fechada, arriscando a vida, para salvar a flora e a fauna.

Caminhão Pipa ajudando no combate ao incêndio

Foram dias de trabalho intenso, com emprego de aeronaves e muita coragem; por bombeiros, brigadistas e voluntários que realmente se entregaram com dedicação a apagar este incêndio, que destruiu boa parte da reserva; mas teria sido muito, mas muito pior do que foi; imaginem se queimasse sem parar, mas isso não ocorreu, graças a estas pessoas e outras que não estão nestas fotos mas estiveram nas Matas da Acauã.

Grupo que participou do combate aéreo contra o incêndio e Bombeiro

A Conselheira da Estação Ecológica de Acauã, Simone Pinheiro, escreveu uma mensagem de agradecimento a todos que ajudaram a combater o fogo de alguma forma. Sendo que a mensagem segue abaixo e todas as fotos desta matéria são dela.

Atitudes são méritos e merecem reconhecimento, por isso gostaria de agradecer a todos que no momento de desespero, se doaram para que esse desastre ambiental não fosse ainda maior na nossa Estação Ecológica de Acauã.

Convivi 9 dias com essa equipe onde aprendi muito, e com todos os voluntários que passaram por ali.
Cada um contribuiu como podia e tenho certeza que a vontade foi acertar, minimizar o impacto ambiental e salvar vidas.

Registro meu carinho e agradecimento:

*Equipe Estação Ecológica de Acauã
*Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
* Previncendio
*ICMBio
*B1
*Brigadistas do Pico do Itambé
*Brigadistas do Parque Estadual do Serra Negra
*Equipe TASA
*Pilotos dos Air Tractor
*Polícia Ambiental de Minas Novas
*Polícia Militar de Leme do Prado
*EPAMIG
*Cordeiro Silvicultura
*TTG
*Prefeitura de Leme do Prado
*Crostrilha
*Ministério Público
*CAV
*America Sul
*Anglo American
*Restaurante da Jô
*CCR Florestal

E a todos os VOLUNTÁRIOS que ajudaram a combater o fogo, a fazer um café, que fizeram doações, a você que não ficou parado ao ver nossa mata sumir em chamas!

O meu muito obrigada e que Deus os abençoe!

Simone Pinheiro
Conselheira da Estação Ecológica de Acauã

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização