Destaque Últimas Notícias Variedades

Lelivéldia não tem Água – O Maior Distrito de Berilo com 900 Casas esta sem Abastecimento

É isso mesmo lá em Lelivéldia, que é o maior Distrito do Município de Berilo-MG, que conta com pouco mais de 800 casas e cerca de 3 mil habitantes; não tem água na torneira e nem nos reservatórios e isso já há 10 dias. Sendo que neste distrito sempre falta água, mesmo quando tem (sentiu o paradoxo), é que à água muitas vezes é racionada e sempre acaba em um problema que se estende há anos.

Lelivéldia, que fica as margens de um “recorte da BR 367 e que depois de 50 anos, esta recebendo pavimentação

O Reservatório que abastece o Distrito conta com 30 mil litros de capacidade, porém, é muito maior o consumo diário da cidade em média. Imaginemos 800 casas consumindo cerca de 150 litros por dia de água = 120.000 mil litros de água por dia. Porém, “De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 / pessoa / mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). Porém, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.”

Ou seja, em cada casa se morassem 3 pessoas, seriam necessários cerca de 600 litros de água por dia, vezes 800 casas = 480.000 litros de água por dia. Mas espera aí, se segundo a ONU, são 200 litros por pessoa no Brasil, em Lelivéldia vivem cerca de 3 mil pessoas, seriam então 600 mil litros de água por dia, para abastecer este local (sim na primeira conta eu fui bem suave).

A água de Lelivéldia vem da Represa do Mansambé (não sei se é assim se escreve), que fica no município de Berilo, porém, esta represa esta quase seca, logo muito difícil retirar água, se não chover rápido o problema irá se Agravar muito, porque já se vão cerca de 10 dias sem água no local. Sem água, para lavar a roupa, tomar banho, fazer comida, BEBER.

A COPANOR disponibilizou um(ONE, EIN, UNO) caminhão PIPA que abastece a cidade 2 vezes por dia, transportando cerca de 12 mil litros em cada viagem, fazendo 2 por dia, totalizando 24 mil litros de água por dia, em um local que precisa de cerca de 600 mil litros. Só 25 vezes menos do que o necessário, por DIA.

O que precisa é a construção de uma pequena Represa, para abastecer este local, reservatórios, etc e tal, são importantes, porém, no caso de um Distrito que consome cerca de 600 mil litros de água por dia, uma represa é necessária ou algo similar que forneça pelo menos uma reserva de água permanente.

Não precisa ser muito grande e como no local há muita evaporação, poderia fazer em metodologias alternativas, como a construção de micro-barragens subterrâneas, que inclusive ajudaria o clima local e a sobrevivência no período de seca (minha dica é a seguinte (já até deu a mesma para algumas outras cidades):

slide_5

Construam Barragens Pequenas e Auxiliares subterrâneas, que sejam interligadas, ou não,  à barragem principal de captação de água da cidade. Melhor serem interligadas mas se ficar caros, é só aproveitarem as novas barragens para bombear à água de lá para a central de tratamento, utilizando Canos. É mais barato do que transportar água por mais de 10 km com Bombas.

slide_2-2
E ainda por cima, garante localmente o abastecimento da cidade, além de beneficiar o meio ambiente, porque a água armazenada infiltra na terra e ajuda o lençol freático. E ainda ajuda a vegetação, porque podem plantar em cima de onde há este tipo de barragem. Sendo que esta são construídas manualmente e ou com auxilio de máquinas simples, como retro escavadeira, e utilizam apenas uma lona. Ou seja, ainda são muito baratas e simples de construir.

image004-2

Mas e as Promesas de Campanha, AHHHH, muitas foram feitas eu vi até videos emotivos, prometendo Represas e Reservatórios para solucionar este problema, que repito, tem anos. Mas ficaram só na promessa mesmo. Quem sabe, vem o Mesmo CARA DE PAU, na campanha este Ano, prometendo a mesma coisa, que prometeu 4 anos atrás?

É Lelivéldia, agora teremos asfalto, mas será que nos faltará água? Não podemos admitir isso e creio que você deve COBRAR e muito de quem muito promete e nada faz. Porque este, é um problema pública, de falta de infraestrutura adequada de abastecimento, que neste caso pode ser resolvido, por emendas e articulações de construções de barragem. Mas só vemos conversa fiada e depois, mais conversa fiada, com a mesma promessa se estendendo há anos… até onde der… Acho que na próxima eleição não vai dar mais… porque o povo realmente esta muito mais consciente e isso é um fato inegável.

 

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização