Destaque Social Últimas Notícias

O Adeus ao Terceiro Bispo da História de Araçuaí – Dom José Maria Pires

Vossa Excelência Reverendissima o Arcebispo Emérito do Estado da Paraíba Dom José Maria Pires, que foi o terceiro Bispo da Diocese de Araçuaí entre os anos de 1957 e 1965, faleceu na data de ontem dia 27 de Agosto de 2017 aos 98 anos de idade na cidade de Belo Horizonte.

Dom José Maria Pires, foi o fundador do Sindicato Rural de Araçuaí, vide a sua Doutrina de apoio e empoderamento do Homem do Campo, que foi uma de suas principais bandeiras em vida, juntamente com a luta em favor dos menos Favorecidos de maneira geral e a luta contra o racismo.  Nascido em 15 de março de 1917, no distrito de Córregos, pertencente ao Município de Conceição do Mato Dentro, entrou para o seminário na Adolescência e aos 22 anos, no ano de 1939, foi Ordenado Padre pela Arquidiocese de Diamantina, mais especificamente por Dom Serafim Gomes Jardim Arcebispo de Diamantina à época.

Dom José Maria Pires em foto da Década de 1970

Dom José Maria Pires, se tornou bispo em 1957, sendo que foi ocupar a cadeira de Líder da Diocese de Araçuaí, neste mesmo ano e saiu em 1965, quando foi nomeado Arcebispo do Estado da Paraíba, cargo que exerceu até sua morte de forma emérita.

Além de Religioso, Lutador das Causas Sociais, Defensor dos Oprimidos; Dom José ainda era escritor tendo escrito 4 livres em sua vida:

  • O grito de milhões de escravas: a cumplicidade do silêncio (1983)
  • A cultura religiosa afro-brasileira e seu impacto na cultura universitária (2014)
  • Meditações diante da cruz (2015)
  • O sacerdote, imagem de Cristo (2016)

Dom José Maria Pires

Seu lema Episcopal era: Scientiam Salutis (A Ciência da Salvação); sendo que ele foi um grande ativista. Morreu sendo o mais Antigo Bispo Vivo do Brasil e conhecido como Dom Pelé, onde foi considerado o primeiro Bispo Negro Brasileiro, apesar que pela foto poderá ver que não era uma pessoa de fato com muita melanina em sua pele, mas tinha ele este Apelido e acima de tudo, a vontade de mostrar o quão cruel o Racismo é para todos.

Que Deus Lhe Dê um Bom Lugar no Céu, Dom Pelé…

 

Anima eius et animae omnium fidelium defunctorum per Dei misericordiam requiescat in pace

 

 

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização