Destaque Últimas Notícias Variedades

O Horário de Verão Chegou ! Adiante o seu Relógio, inclusive o biológico em UMA HORA

É isso aí, chegou o Horário de Verão, aquela ocasião do ano que o Governo nos obriga a adiantar nossos relógios em uma hora, com a intenção de economizar energia elétrica, tendo como base uma tese criada há quase 300 anos, para fazer as pessoas trabalharem no período que tem mais Sol no verão, para assim, utilizarem menos a luz artificial com o intuito de poupar energia. Este ano de 2017, o horário verão irá do dia 15 de Outubro até o dia 17 de Fevereiro de 2018.

O intuito do Horário de verão é Poupar Energia, vide que se as pessoas começarem a trabalhar mais cedo, irão sair do trabalho ainda de dia e assim pouparão energia (em resumo do resumo). Como neste período o SOL nasce mais cedo e se põe mais tarde (verão, os dias são mais longos), a ideia é aproveitar a Luz natural e poupar a Artificial.
Porém, o tempo esta tão quente, que é perigoso todo mundo sair do trabalho, irem para suas casas e ligarem os ventiladores e ar condicionado no TALO(fora tv, som, computador, etc)…. assim diminuindo a eficiência do HORÁRIO DE VERÃO. Para se ter uma média da economia que o horário de verão proporciona no Brasil, na computação da economia feita no horário de verão ano 2012- 2013, se obteve uma redução na demanda no horário de pico de energia de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo, segundo informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o governo em 2016/2017 o horário de verão gerou economia de R$ 159,5 milhões devido à redução no uso de termelétricas – usinas que produzem eletricidade mais cara porque usam combustível para funcionar. A queda do consumo em horário de pico foi de 4,3%, uma queda de 0,2% na economia, se comparado com 2012/2013.

Porém, este é um percentual de economia que esta caindo ano após ano, vide que mudou muito o habito do consumidor que tem mais chances de gastar energia elétrica em sua casa do que na empresa utilizando equipamentos hoje comuns, como é o caso do ar condicionado, a Televisão, Internet, etc. O Mundo mudou muito desde quando se propôs o horário de verão, que foi no século XVIII(18).

Tem muito tempo mesmo que existe este tal de horário de Verão que não é uma invenção Brasileira e sim de um Norte Americano muito famoso, no ano de 1784, chamado Bejamin Franklin, que inventou várias coisas inclusive a Lâmpada Elétrica ( esta aí que ilumina sua casa).

Um dos maiores gênios criativos de todos os tempos; Franklin observou que as pessoas levantavam (acordavam) bem depois que o sol nascia no verão do hemisfério Norte e considerou aquilo um desperdício, afinal era necessária a luz do SOL para que as pessoas pudessem trabalhar e produzir. Diante disso fez um projeto que queria de forma definitiva instaurar uma espécie de horário de Verão nos Estados Unidos, mas nunca vingou. Nunca sendo aprovado pelo Congresso Americano em seu tempo de vida. Muitos julgavam a ideia de Franklin muito exótica e não compreenderam aquela postura de tentar obter o máximo de produtividade, por não se atentarem da necessidade da mesma máxima produtividade que hoje domina os americanos.

Quem popularizou e oficializou o horário de verão foram os Alemãs! É José; foi in Deutschland (na Alemanha) que pela primeira vez um País adotou o Horário de Verão no Verão! Mais precisamente em 1916 foi quando o fato ocorreu e ele foi baseado nos estudos de um Inglês chamado William Willett que em 1907 fez um aprofundado estudo dizendo como seria melhor termos uma hora a mais de Sol no Verão e como isso aumentaria a produtividade, baseando a sua tese na máxima produtividade utilizando a luz natural.

O Interessante é que o Motivo que levou a Alemanha à adotar esta medida foi a Primeira Guerra Mundial e a tentativa de economizar CARVÃO, vide que quase toda eletricidade produzida na Alemanha e em todo o mundo no começo do século XX (20) era o Carvão. Que servia também para alimentar os Trens à Vapor, etc. Mas a economia foi tão boa, que o resto dos países europeus no Pós-Guerra (primeira Guerra Mundial) adotaram à prática e começaram a utilizar deste artifício para Salvar Energia. Inclusive nos Estados Unidos e Reino Unido tem um Ditado que Diz: “Daylight saving time” – Luz do Dia Salva Tempo (tradução literal) que quer dizer que ter uma hora há mais de luz do sol e trabalhando mais cedo, ganha-se tempo no final da tarde, assim podendo aproveitar mais.

Cartão Postal do Começo do Século XX (20) com os Dizeres Day Light Saving Time. Postal Norte Americano -USA. Com os Dizeres Envie este Cartão POSTAL para o seu Deputado em Washigton e Ajude a Votar uma Lei Nacional para colocar o Relógio uma Hora à Frente

O triste é que William Willett morreu 1 ano antes da Alemanha adotar sua tese e não a viu em prática.

Hoje mais de 30 países adotam o Horário de Verão ao Redor do Mundo, porém, em Alguns Estados do Brasil, Canadá e dos Estados Unidos por Exemplo nunca teve horário de verão em toda sua história, como é o caso dos Estados do Norte do Brasil. Isso porque estes estados julgaram que devido ao fuso horário que já possuem, não faria nenhum diferença o horário de verão.

O fato é que do século XVIII para o Século XXI(21), mudou muita coisa e hoje em dia é possível que um ser humano gaste mais energia em sua casa, devido as mais variadas tecnologias que utilizam energia elétrica como TV, ventilador, computador, ar, batedeira, liquidificador, geladeira, etc. Do que em uma fábrica aproveitando a luz solar. E a comprovação disso é que cada ano cai mais a tal da economia e daqui há pouco, irão consumir mais. Porque sempre estamos tendo cada vez mais equipamentos eletrônicos que utilizam energia.

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização