Destaque Últimas Notícias Variedades

O Natal e suas Origens

Então é Natal, sim, chegou o final do ano… como? Uai; passando as horas do relógio e os dias do calendário até chegar a esta data. E se você acha que foi muito rápido, digo-lhe que o tempo não esta nem aí para sua opinião e ele continua a passar, tic – tac.

Alguns poderiam até perguntar a este ano de 2017 o seguinte: “JÁ ACABOU, JÉSSICA?” (entendedores entenderão; ou não)

Então abra alas para o tempo, porque daqui há pouco já será carnaval, e aí alguns dirão que até o tempo é folião… mas  continuará a passar… bem, creio que você já pegou a essência do meu drama aqui que é o fato do tempo passar muito rápido, cada ano, tenho a sensação que o ano atual passou mais rápido que o anterior; logo vamos passar para o tema do Calendário que é o Natal… e não é fenomenal?

Papai Noel retratado de forma diferente em vários países, no começo do Século XX. Agora padronizou

Sim Serafim, é bem legalizin… este tal de Natal, data esta que não esta na Bíblia e nem o Papai Noel; na verdade o Natal que é a celebração do nascimento de Jesus Cristo foi uma data INVENTADA, sim, inventada, se baseando mais em questões “políticas” do que por razões históricas do nascimento de Jesus Cristo de Nazaré.

Papa Libério que foi o 36 Papa da História

No ano 354 depois de Cristo, o Papa Libério decretou que o dia 25 de Dezembro seria celebrada a data do nascimento de Jesus Cristo. Porém, o dia 25 de Dezembro, era a data mais simbólica do ano,  foi escolhido por além de ser o solstício de inverno, ainda coincidia na data de 2 das maiores, se não as maiores, celebrações Pagãs realizadas em Roma já a milênios, chamada de Natalis Solis Invicti = Nascimento do Sol Invencível. que era celebrada em homenagem a 2 Deuses, Mitra, que era Persa  (Reino Persa – Hoje Irã, Iraque e região) e o Deus Solis Invictus, sendo muito Popular em Roma, pois, os Romanos adoravam o Sol, até os Egípcios Cultuaram o Sol .Além disso, havia a outra comemoração chamada Saturnina que durava de 5 a 7 dias e as comemorações de ano novo, no caso, do dia 20 de dezembro ao dia 2 de Janeiro, toda Roma ficava em festa.

Arte em Pedra de Roma Antiga Retratando o Deus Sol Invencível

O Motivo de ser no dia 25 de Dezembro a celebração é justamente devido o Solstício de Inverno e estas festas (solstício de inverno é o dia mais curto do ano e pode variar no hemisfério Norte do dia 21 de Dezembro até o dia 25 de Dezembro).Sendo nesta data eram as festas mais celebradas em Roma e a Igreja aproveitou o embalo para instaurar o dia Oficial do nascimento de Cristo no dia da FESTANÇA, por motivos óbvios.

Muitos historiadores creem que Jesus Cristo nasceu em Março, outros em junho, não há consenso, o único consenso aparente é que não foi em 25 de Dezembro. Porém, a Igreja instituiu e é isso aí, tem milênios que comemoramos o Natal.

Porém, só nos últimos 100 anos é que o Natal se tornou o que é hoje, com Árvore, Papai Noel, Presentes e todas estas coisas; que foram na verdade criadas/modificadas e ou incrementadas pela Publicidade do Marketing Norte Americano. Sim, lamento se lhe deprimo mas o Papai Noel por Exemplo da forma que conhecemos hoje, foi criado pela Coca-Cola, dar Presentes foi inserido na sua cabeça por uma analogia dos 3 Reis Magos, para você gastar no comércio e até o Presépio só foi inserido quase Mil anos depois de ser decretado o Natal pelo Papa Libério, quando São Francisco de Assis no ano de 1223 fez o Primeiro Presépio na cidade de Greccio (Hoje Itália) e pediu posteriormente ao papa da época para inserir isto nos conceitos católicos da celebração do Natal.

Mas vamos explicar por partes, primeiro analisando de onde surgiu o Papai Noel desde os primórdios até o que se tornou nos dias de Hoje:

Algumas das representações do que se Tornou o Papai Noel

Alguns Estudos Dizem que a Origem do Papai Noel é um Bispo Turco da Igreja Católica que nasceu em 280 d.c, viveu Supostamente na Turquia e supostamente era um homem muito bom e carinhoso que deixava saquinhos de moeda nas chaminés das pessoas pobres e que mais tarde foi Canonizado pela Igreja e Virou São Nicolau.

Primeira Criação do Papai como conhecemos Hoje. Publicada em 1886 pelo Cartunista Alemão Thomas Nast, publicado na Revista Harper´s Weeklys

Os Bispos vestiam um traje branco e vermelho e tinha uma Barba Branca, porém, as semelhanças param por aí. Pois, a versão oficial do Papai Noel que conhecemos hoje foi descrita em um livro de Clement C. Moore, chamado “Uma visita de São Nicolas”, onde dizia que o mesmo era um “elfo, gordo e alegre”  ele também é que inventou a história do Trenó e das Renas.

Capa Conto Clement C. Moore – Uma Visita de São Nicolau. Publicado em 1823

Já em 1886 um Cartunista Alemão chamado Thomas Nast fez a primeira imagem do Papai Noel parecida com a que conhecemos hoje e foi publicada na famosa revista da época chamada  Harper´s Weeklys .

Primeiro Papai Noel Criado e Usado como propaganda da Coca-Cola de 1931 feito pelo Artista Haddon Sundblom

Porém, só com a força do Marketing da Coca- Cola que fazia diferentes Papais Noéis (estilo diferente mas obedecendo a barba, gordinhoe e feliz) a cada ano de  1931 a 1964 pelo Artista Haddon Sundblom, o papai Noel realmente se popularizou no mundo todo. E foi Sundblom que Criou a Imagem do Papai Noel que Temos Hoje, do velho gordo, barbudo e feliz. Alguns Dizem que um Homem chamado Rockwell é que definitivamente deu a cara de Velho Bonachão à Papai Noel na Década de 1940, porém, Em 1931 Sundblom já havia feito algo muito parecido.

Os 3 Reis Magos dando Presentes a Jesus

A Tradição de se dar presente é devido ao fato dos 3 Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar; terem dado presentes a Jesus Cristo. A Indústria Americana utilizou muito bem esta tradição para incentivar intensamente propagandas para que todos deem presentes na Noite de Natal.

E inclusive a História dos 3 Reis Magos é extremamente controversa, onde não há relatos bíblicos canônicos sobre a quantidade de reis e de onde eram.“Canônico” deriva de “Cânon”, que é o catálogo de Livros Sagrados admitidos pela Igreja Católica e que constituem a Bíblia.
A Quantidade de Presentes eram 3, daí subentendeu que eram 3 Reis Magos. No caso só existem uma passagem mesmo no Livro de Mateus, que relata ..”uns reis magos…”, porém diz 3 Presentes. Realmente a história do Nome dos 3 Reis Magos veio muito depois e foi incorporada na comemoração do Natal, sendo que não há relatos Bíblicos que mencionem o nome dos 3 Reis Magos. Estudos Sugerem que só no ano de 600/700 d.c (d.c = depois de cristo) os 3 Reis Magos foram incorporados nas Comemorações natalinas e foram dados nomes a estes e inclusive de onde eram reis sendo:
(B)Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia, e Baltazar, rei da Arábia. Inclusive um Antigo Documento do Vaticano começou a desvendar alguns mistérios por traz dos e reis magos, Documento chamado “A Revelação dos Magos” em português.
Tal Documento é tão Complexo que prefiro não entrar em detalhes, mas é só procurarem a respeito.
Estudos apontam que foi São Beda, o Venerável (673-735 d.c), Doutor da Igreja e monge beneditino nas abadias de São Pedro e São Paulo em Wearmouth, e na de Jarrow, na Nortumbria o primeiro a escrever o nome dos três. Nomes com significados precisos que nos ajudam a compreender suas personalidades. Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”; Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.

Por aí você vê que o Natal é o que você quiser ver ou o que muitos insistem para que você seja… em SUMA:O Natal é o que você quiser que seja… e se quiser que seja BOM, melhor será.

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização