Destaque Últimas Notícias Vale do Jequitinhonha Variedades

O Rio FANADO em Minas Novas, estaria FADADO a desaparecer?

Estaria o Rio Fanado, Fadado a Desaparecer ? Isso porque esta foto acima é deste Rio, tirada no dia 09 de Novembro de 2017. Mostrando um leito completamente seco. Rio este que fica entre os Municípios de Minas Novas, Angelândia, Capelinha e Turmalina; sendo um dos principais Rios da região e que em muitos trechos este rio, mais parece um córrego.

Rio Fanado, que corre tímido, mais parecendo um pequenino córrego, em um dos locais tidos como mais Profundos outrora, neste Rio – o Poção – agora sendo Pocinho

Inclusive há ocasiões onde este Rio simplesmente seca em alguns trechos, interrompendo o fluxo constante de água e destruindo toda a fauna e flora aquática. Sempre que o Rio seca em algum trecho, de plantas que ficam no leito do rio até os peixes morrem, ou não conseguem desovar, reproduzirem, multiplicarem, matando assim o que faz o rio VIVER.

Este Rio, que fica mais fraco a cada ano que passa, continua recebendo em suas águas esgoto, lixo e outros detritos que não deveriam em hipótese alguma serem jogados no Fanado ou em qualquer curso d’água.

Porque não é racional Defecar ou jogar dejetos, na mesma água que se bebe. Mas fazem isso, com o Fanado e outros tantos Rios, porque é raro não haver um Rio em todo o Vale do Jequitinhonha onde não joguem esgoto dentro deste. Sendo que quase sempre joga-se esgoto no mesmo Rio, que se capta à água para beber, cozinhar, tomar banho, lavar a louça, irrigar a lavoura, etc. Isso quando tem água para estas coisas, porque neste vídeo abaixo, você poderá ver como esta a situação do Fanado Hoje.

 

O completamente ilógico e irracional é o que mais se tem hoje em dia, vide que tem IMBECIL que ainda diz: “Ah! mas eu joguei o meu esgoto, problema de quem estiver rio abaixo.”

No Rio Fanado o Esgoto ainda é Jogado e nada aqui é tratado

Mas rio abaixo tem a captação de água, que vai para a cidade toda beber! Fora que é a mesma água que irriga os alimentos que você irá comer depois, o boi, o cabrito ou algum outro animal que você for comer, terá bebido desta água, se for da região.  E Etc.

Esgoto sendo Jogado no Judiado Rio Fanado

No Rio Fanado, como podem observar por estas fotos, JOGAM esgoto sem dó! Aí esta a foto, não há como dizer: “Isso foi uma Vez, pontual”. A única coisa pontual que tem aqui realmente é o esgoto sendo jogado, porque este cai à cada segundo e isso há anos.

Caixa de Esgoto da COPASA, jogando esgoto no Rio Fanado

E pontual também é a CARA DE PAU de alguns políticos, que como SEMPRE, usam o sofrimento do POVO, para tentar os Iludir, porque teve PROMESSAS aos montes para o Rio Fanado; mas absolutamente nada foi efetivado. Ficando só na conversa fiada, na foto feita e na propaganda paga com dinheiro público. Porque de ação para resolver o problema deste Rio que agoniza e em breve veremos sua morte; não houve NENHUMA!

A água que mais “corre”no Rio Fanado Hoje é Esgoto

Hoje ele ainda pode renascer tal qual a Phoenix, a Avê da Mitologia Grega que renasce das cinzas. Mas a Phoenix renasce mais forte, já este rio, sempre que renasce, devido as chuvas, revive mais fraco. Até um dia que, se nada for feito, fora CONVERSA FIADA E PROPAGANDA ENGANOSA de político que não faz NADA. Ele(o Fanado) não mais conseguirá ressuscitar e assim padecerá de forma definitiva, levando com ele boa parte da Flora e Fauna local. Porque sem água não há vida!

O Rio Fanado, estaria Fadado a Desaparecer? Se nada for feito sim.

 

 

Fotos e Vídeo: Paulinho Do Pastel

 

 

 

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

2 Comentários

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização