Destaque Últimas Notícias Vale do Jequitinhonha

Previsão é de Chuva no Vale do Jequitinhonha nos Próximos 5 dias – E a Situação é de nenhuma infraestrutura

E a chuva que Graças a Deus cai pelo solo de todo o Vale do Jequitinhonha, enchendo rios, que mais pareciam córregos, irrigando as plantas, onde muitas pareciam mortas e devolvendo à vida em muitos lugares, continuará a cair intensamente em quase todas as cidades da Região; com médias de 10 mm de chuva por dia, nos próximos 5 dias (oscilando cerca de 20%(para mais ou menos) dependendo da cidade).

As áreas de maior instabilidade serão o Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte do Espirito Santo, neste Domingo

Isso ocorre devido à aproximação de nuvens carregadas provenientes do oceano Atlântico e que estão passando e passarão, pelos próximos 5 dias, dando maior intensidade de chuvas na região do Vale do Jequitinhonha, Estado do Espirito Santo e Sul da Bahia; além do Leste de Minas, Vale do Mucuri e Norte de Minas, como poderão observar a imagem acima, uma foto satélite mostrando uma grande “nuvem”, rumando para estas regiões e abaixo, podemos ver a imagem do infravermelho, mostrando o quão carregadas de água estão, quanto mais Azul, maior o volume de água.

Foto igual a de Capa (acima), porém mostrando o infravermelho colorido, que nos da noção do quão carregadas de água estão as nuvens. Quanto mais Azul, mais água. E estas nuvens estão passando pelo Vale do Jequitinhonha

A Chuva é necessária para que seja recuperada parte dos rios, córregos, riachos e outras correntes de água. Sendo que neste ano, como vem acontecendo desde o ano de 2012, a seca preocupou muitas pessoas e causou desabastecimentos de várias cidades, distritos, povoados, comunidades, etc.

Rio Araçuaí na cidade de Berilo-MG dia 07 de Setembro de 2017 as 13:00 horas

Em Lelivéldia Faltou Água, em Itinga também, tivemos problemas de desabastecimento em várias comunidades e povoados em quase todos os municípios do Vale do Jequitinhonha, com ênfase para o médio e baixo. Mostrando que apesar de sempre haver desabastecimento, nunca vemos políticas efetivas, como a construção de barragens, represas e outras técnicas sustentáveis para reter água em momentos de escassez.

Foto do Rio Araçuaí no dia 02 de dezembro de 2017. mesmo local da foto de cima. Mas agora com água

Porém, esta chuva toda que passa pela Região, além de devolver à vida, também, causa vários problemas, devido a nossa falta de infraestrutura, isso é um fato. Um exemplo clássico, são nossas estradas, onde muitas são de terra e fica quase impossível transitar nestas quando chove muito. E se você quiser um exemplo prático, posso citar a BR 367 em 3 trechos,  estrada de terra entre Virgem da Lapa X Ijicatu;  Virgem da Lapa X Minas Novas e Jacinto X Salto da Divisa.

Ônibus que ficou atravessado na pista, no dia de hoje. 02 de Dezembro de 2017. Na Estrada Virgem da Lapa X Ijicatu

Pelo menos o trecho Virgem da Lapa Ijicatu, esta sendo feito, ou seja, estão pavimentado finalmente estes cerca de 42 km de vergonha, de terra, há mais de 50 anos nos fazendo sofrer devido ao descaso público. E que todo ano, fica horrível quando chove. Isso sem mencionar as centenas de estradas rurais de todas as cidades da região, que são precárias e algumas de tão precárias, quando chove nem a cavalo é possível passar por estas.

Se você estiver em Araçuaí, sempre que chover forte, a praça do Fórum irá alagar. isso desde sempre… é tipo um clássico… as vezes alaga mais, as vezes menos, mas sempre alaga – Foto Welton Franco

E as cidades, que não tem infraestrutura alguma para escoamento de água das chuvas, e sempre que chove em quase todas as cidades do Vale do Jequitinhonha, se não todas, existem regiões especificas que SEMPRE ficam alagadas. Araçuaí por exemplo, temos a praça do Fórum, onde é um clássico sempre ter uma enxurrada forte vindo do bairro conhecido como Pipoca.

Temos chuvas Graças à Deus, mas não temos infraestrutura graças aos nossos Políticos, que daqui há pouco, vão vir prometendo fazer, aquilo que tinham prometido na Eleição passada, mas não fizeram até Agora! Se este for o Caso, de vir um CRETINO, prometer o MESMO que prometeu na eleição passada, não deixe de GRITAR: MARMELADA!

 

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização