Destaque Norte de Minas Últimas Notícias Variedades

Salinas – Nem Sinal da Casa de Apoio aos Pacientes que Vão Tratar em Montes Claros

E Salinas uma das maiores cidades do Norte de Minas/Vale do Jequitinhonha, que esta entre a fronteira destas 2 regiões do Estado de Minas Gerais, apesar de sua importância, número de habitantes e pungência econômica; até hoje não conta com uma casa de Apoio aos Pacientes que vão tratar de alguma doença ou lesão na cidade de Montes Claros.

Quase todos os dias o “Veículo da Saúde” da cidade, leva pacientes para Montes Claros, atravessando os 216 quilômetros que separam as 2 cidades via BR 251, que não é exatamente uma BR muito segura de se viajar, que agora esta recebendo umas melhorias graças ao DNIT, com o recapeamento de alguns KM desta rodovia.

Distância e Estrada de Salinas até Montes Claros

O fato é que os pacientes que vão até Montes Claros, partindo de Salinas, muitas vezes ficam horas e horas esperando o ônibus para voltarem para casa e existem os casos onde o paciente vai fazer a consulta juntamente com um acompanhante (parente ou amigo), acaba sendo internado e o acompanhante fica sem lugar para ficar em Montes Claros, enquanto acompanha o Enfermo.

Ou seja, é comum e até necessário que as cidades da região tenham uma casa de Apoio em Montes Claros, para servir de abrigo para pacientes e acompanhantes que precisam fazer algum tipo de tratamento em Montes Claros, o que é muito comum. Tão comum, que a cidade de Rubelita com seus menos de 7 mil habitantes, tem uma casa de Apoio em Montes Claros para pacientes e acompanhantes; já Salinas com seus mais de 40 mil habitantes não tem.

Ou seja, é necessário que Salinas se mobilize para conseguirem uma casa de apoio a saúde na cidade de Montes Claros, pelo simples fato desta ser uma necessidade humanitária, vide que quem esta doente ou sentindo dor, tem pressa em ir até o médico, mas a saúde no Brasil talvez não tenha muita pressa em atender o cidadão, o que faz o mesmo ir e voltar várias vezes na semana, para fazer o seu tratamento, em uma viagem cansativa e perigosa que apenas desgasta ainda mais à já fragilizada saúde de quem precisa buscar este tipo de ajuda.

Algumas alternativas para a cidade de Salinas são:

1 – Convênio com a Própria cidade de Rubelita e ou outras da região, para que juntas possam alugar e mobiliar uma casa. Sendo que existe o CISNES – Consórcio de Saúde dos Municípios do Entorno de Salinas, que são 7 municípios, que juntos poderiam ratear (dividir) os custos de uma casa de Apoio em Montes Claros.

2 – Que Salinas crie uma casa de Saúde apenas da cidade. Mas isso custará sem dúvida alguma mais caro.

Para uma mais completa e detalhada explicação sobre custos e como criar este tipo de casa, leia a matéria que escrevi em Maio, esperei até Agosto para ver alguma resposta e agora, escrevo novamente; vide que, aparentemente não existe nenhum projeto em andamento para esta casa de Apoio.

Salinas Precisa de uma Casa de Apoio para Pacientes que vão se Tratar em Montes Claros

 

Sobre o Autor

Ernani J. De M.M.

Ernani J. De M.M.

Redator do Kiau Notícias e outras coisas mais

Deixe um recado

error: O Conteúdo desta Matéria não pode ser Copiado sem Autorização